Mente e Cérebro
Muitos pensam, erroneamente, que mente e cérebro são a mesma coisa. Cérebro é uma parte do corpo. Ainda que os comandos para os nossos movimentos partam do cérebro, não se consegue identificar anatomicamente de onde partem as nossas vontades e intenções.
Se estimulássemos a área do cérebro que movimenta a mão, a mão moveria. Qual seria a interpretação da pessoa? “Minha mão está se movendo. “Se pedíssemos para a pessoa mover a mão, curiosamente a mesma área seria ativada e qual seria a interpretação da pessoa? “Eu estou movendo minha mão”. Qual a diferença das duas situações? O Eu! Nesse caso, a mente. Resumindo, a mente dá (ou deveria dar) os comandos. O cérebro, responde de acordo com a sua capacidade e saúde e o sistema se retroalimenta.
Para entender melhor o processo, fica mais fácil entender o cérebro como se ele fosse um músculo. Quando se estimula um músculo, através de um exercício de academia. Aquele músculo hipertrofia e um futuro movimento ficará mais fácil. O mesmo vale para a mente (que dá os comandos) em relação ao cérebro. Por isso que raciocínio melhora como uso! Por isso que um estudo mostrou que os taxistas que não usavam GPS tinham um aumento no tamanho da área do cérebro relacionada à orientação espacial.
Lembre-se o raciocínio aumenta com o uso!
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!