Alguns Mitos e Verdades Sobre o Cérebro Humano
1.Mito: A nossa genética determina o futuro dos nossos cérebros.
Fato: A neuroplasticidade nos permite ao longo da vida, através de nossas ações e estilo de vida, determinar de uma forma ativa a forma que nosso cérebro irá se desenvolver.
2. Mito: Envelhecimento implica em declínio automático.
Fato: Não há uma trajetória que seja precisamente fixa acerca de como nossas funções cerebrais evoluem com o envelhecimento. A cognição (nossas funções cerebrais superiores, que nos distinguem dos primatas), se bem trabalhada pode sempre ser aprimorada. É algo curioso, mas para toda função intelectual, pode-se encontrar pessoas que melhoram progressivamente com o passar dos anos. Quando se envelhece, desenvolve-se muitas vezes uma tendência a se simplificar nossas atividades. Até como um mecanismo de defesa. O fato é que essa postura, e não o envelhecimento em si faz com que criemos menos sinapses novas e entremos numa tendência cada vez maior de redução da funcionalidade. O resumo disso é que a “preguiça” é um grande veneno para o nosso corpo, e o cérebro não é diferente. Cabe a nós escolher entre uma curva ascendente ou descendente e dar este comando ao cérebro.
3. Mito: As medicações são a grande esperança para a melhora cognitiva
Fato: Intervenções não invasivas podem ter efeitos de maior eficiência e durabilidade sem a presença de efeitos colaterais. Não há, ao menos por enquanto, uma pílula mágica e mesmo que ela existisse, pode-se dizer que dificilmente superaria os hábitos de vida saudáveis que incluem a prática de exercícios físicos e, por que não, exercícios cerebrais.
4. Mito: Nossas atividades cerebrais são equivalentes
Fato: Exercícios focados em diferentes funções cerebrais irão propiciar um desenvolvimento proporcional de cada uma delas. Assim como num treinamento de atividade física, pergunta-se e exercita-se uma musculatura específica (o bíceps por exemplo) e de uma maneira específica (visando força, explosão ou resistência, por exemplo), o mesmo vale para as nossas funções cognitivas (os diferentes “músculos da mente” por assim dizer).
5. Mito: O cérebro perde neurônios diariamente e essas perdas não são recuperadas.
Fato: 85mil neurônios se perdem por dia… Temos 4 bilhões… Em uns 10 séculos perderíamos todo o nosso cérebro… Isso seria só para colocar em números e situar alguns absurdos que sempre fomos ensinados ao longo da vida. O fato é que hoje se sabe que novas células surgem a cada dia no nosso cérebro. É só uma questão de estímulo. Ao remodelamento cerebral damos o nome de neuroplasticidade.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!